Onde atua o endocrinologista?

Muitas vezes as pessoas ficam com dúvidas qual especialista médico procurar. E isto não é pra menos, existem várias especialidades e sub-especialidades dentro da medicina. Um conhecimento básico sobre que tipo de problema este ou aquele especialista pode lhe ajudar seria muito interessante. Então afinal onde atua o Endocrinologista ? Fique por dentro através deste breve artigo, e qualquer dúvida fale com seu médico.

ANDROPAUSA
Os hormônios masculinos podem diminuir quando o homem envelhece. Neste caso, algumas pessoas podem sentir cansaço, diminuição da força muscular e disfunção sexual, necessitando da ajuda do especialista para fazer a reposição hormonal.
COLESTEROL E TRIGLICERÍDEOS
A alimentação errada e algumas doenças podem levar ao aumento do colesterol e dos triglicerídeos em adultos e crianças. Com um tratamento adequado, o risco de futuras complicações cardiovasculares é reduzido.
CRESCIMENTO
Uma criança saudável tem um crescimento normal. O crescimento deficiente ou excessivo pode ocorrer em função das alterações hormononais, nutricionais ou genéticas.
DIABETES
Se você tem excesso de peso, parentes diabéticos, hipertensão ou alterações de gordura no sangue, procure um endocrinologista. Você pode vir a ficar diabético! Mas se você bebe muita água, urina muito e perde peso, pode estar diabético.
DISTÚRBIOS DA MENSTRUAÇÃO
Alterações do ciclo menstrual (falta de menstruação ou menstruação mais de uma vez ao mês) podem significar problemas hormonais. Por isso, necessitam de investigação e tratamento adequado.
DISTÚRBIOS DA PUBERDADE
Crianças que apresentam precocemente pêlos pubianos, odor axilar, desenvolvimento das mamas e dos testículos podem ter distúrbios hormonais e necessitam avaliar a origem do problema. Os adolescentes que não desenvolvem essas características na época esperada também necessitam de uma avaliação.
DOENÇAS DA GLÂNDULA SUPRARENAL
O aumento de peso, estrias avermelhadas, pêlos excessivos, pressão alta ou baixa, puberdade precoce, depressão,  além do escurecimento da pele podem significar problemas na glândula supra-renal.
DOENÇAS DA HIPÓFISE
Tumores da hipósife podem levar à presença de leite nas mamas fora do período da amamentação, além de mudanças faciais, aumento do número do sapato, dores de cabeça e distúrbios da visão.
EXCESSO DE PÊLOS
Mulheres com excesso de pêlos na face (hirsutismo), acne ou aumento da musculatura, podem estar com produção excessiva de hômonios masculinos.
OBESIDADE
A obesidade representa um risco para a saúde das crianças e dos adultos. O tratamento orientado pelo especialista evita uma série de problemas, como diabetes, hipertensão, complicações cardiovasculares e ortopédicas.
OSTEOPOROSE
Osteoporose é uma doença endócrina. Dores nos ossos e fraturas freqüentes podem significar enfraquecimento ósseo. Procure o seu endocrinologista. Ele pode diagnosticar e indicar o tratamento mais adequado.
REPOSIÇÃO HORMONAL DA MENOPAUSA
A reposição hormonal é um tratamento eficaz, feito com hormônios iguais ao da própria mulher, para amenizar o desconforto e os riscos causados pela menopausa.
TIREÓIDE
Nódulos ou aumento do volume do pescoço, nervosismo, alterações de sono e no ritmo intestinal, coração acelerado ou desacelerado, perda ou ganho de peso, excesso de frio ou calor, podem revelar distúrbio da tireóide.