O que é diabetes ?

A diabetes é uma doença crônica relacionada a alteração do metabolismo da glicose (açúcar).A diabetes do tipo 1 (DM1) é aquela que mais comumente inicia-se na infância, adolescência ou em adultos jovens relacionada a destruição das células produtoras de insulina no pâncreas  por um mecanismo de auto-imunidade em boa parte dos casos. O diagnóstico em geral ocorre na vigência de um quadro infeccioso levando a altos níveis de glicose onde o diagnóstico ocorre, na maioria das vezes, em serviços de emergência com queda importante do estado geral ou até mesmo coma.

Na diabetes do tipo 2 (DM2) não há deficiência da insulina, mas uma resistência ou dificuldade da sua ação. Este tipo de diabetes têm crescido em proporções epidêmicas inclusive em crianças principalmente pelos maus hábitos de vida da sociedade moderna como sedentarismo, maus hábitos alimentares que levam a obesidade que está fortemente relacionada ao quadro de resistência à insulina. Os portadores de diabetes tipo 2 têm risco aumentado de desenvolvimento de doença do coração e vascular necessitando de acompanhamento frequente e focado na mudança de hábitos de vida como prática regular de atividade física, interrupção de tabagismo, quando for o caso, dieta balanceada e tratamento medicamentoso para alcançar em primeiro plano controle da glicemia, do colesterol e da hipertensão arterial.

É necessária também atenção para os olhos, os rins e os pés comumente afetados em casos de descontrole da doença, por isso a importância de visitar seu endocrinologista regularmente. Fique atento!

Devem ser rastreados para diabetes:

1.       Maiores de 45 anos

2.       Menores de 45 anos com sobrepeso (IMC ≥ 25 Kg/m2) ou obesidade (IMC ≥ 30 Kg/m2) e fatores de risco adicionais como :

  • Sedentarismo
  • História familiar de diabetes
  • Diabetes Gestacional em gestação prévia ou filho recém-nascido pesando mais de 4 kg
  • Hipertensão arterial
  • Redução do HDL (colesterol bom) ouaumento dos triglicérides
  • Síndrome de ovários policísticos

3.       Crianças e adolescentes com peso acima do ideal para idade e altura.

Valores de glicose plasmática para diagnóstico de Diabetes mellitus

Categoria Jejum 2h após 75g de glicose
Glicemia normal (mg/dL) < 100 < 140
Diabetes mellitus (mg/dL) ≥ 126 ≥ 200

Fonte: Sociedade Brasileira de Diabetes –SBD2009)