O que é a tireóide

Tireóide, também chamada de tiróide,  é uma glândula situada na região anterior do pescoço. A principal função da tireóide é produzir e armazenar  dois hormônios:  a tiroxina ( T4) e a triiodotironina (T3) que regulam o metabolismo,  inclusive a produção de energia e geração de calor, além de  participar da taxa funcional de muitos outros sistemas do nosso corpo. O tamanho da glândula tireóide varia com a idade e peso corporal, podendo estar entre 10 a 20 gramas no adulto saudável.

A glândula tireóide

Para o bom funcionamento da tireóide é essencial uma ingestão adequada de iodo para que os hormônios T4 e T3 sejam produzidos satisfatoriamente. As principais fontes de iodo são através da água, sal de cozinha e de alguns alimentos na forma de iodeto.  O consumo de iodo varia conforme a idade:  crianças entre 50 a 90 ug/dia,  adultos  acima de 50 ug/dia, gestantes e mulheres que estão em fase de amamentação esse nível é em torno  de  200ug/dia. A  ingestão de iodo abaixo de 50 ug/dia ocasiona uma secreção hormonal inadequada, levando a problemas em quase todos os órgãos do nosso corpo.

Doenças relacionadas a tireóide:

  • Hipotireiodismo: quando os  níveis de hormônios tireiodianos são insuficientes. É chamado de cretinismo quando acomete crianças e mixedema quando acomete adultos. O hipotireiodismo auto-imune (1) é conhecido como Tireiodite de Hashimoto.
  • Hipertireiodismo: quando há excesso de produção dos hormônios tireiodianos. A doença de Graves é o hipertireiodismo mais comum e de etiologia auto-imune;
  • Nódulos de tireóide;
  • Câncer de tireóide

A função da tireóide pode ser prejudicada por vários agentes ambientais,  como por exemplo:  o consumo escessivo de fluoreto, deficiência de iodo, desnutrição,  ingestão  de  vitaminas sem controle médico.  Todos estes fatores podem contribuir para o aparecimento de hipotireiodismo. Existem também medicamentos contendo lítio ( usado para depressão ) e a amiodarona ( usado na arritmia cardíaca)  que podem alterar a função tireiodiana.

Quem deve ter a função tireiodiana avaliada ?

  • Toda pessoa com idade acima de 60 anos;
  • Pessoas do sexo feminino;
  • Pessoa que notou um aumento no tamanho da glândula tireóide ( bócio);
  • História familiar de doença da tireióde;
  • História de irradiação em região de cabeça e pescoço;
  • História de outras doenças auto-imunes (ex.:  diabetes melitus tipo 1 );

Saiba mais  sobre os sintomas de cada doença em breve através do nosso site na seção  artigos.

1. Auto-imunidade é a falha em uma divisão funcional do sistema imunológico chamada de auto-tolerância, que resulta em respostas imunes contra as células e tecidos do próprio organismo. Qualquer doença que resulte deste tipo de resposta é chamada de doença auto-imune.