Diabetes e alimentação – dieta saudável

O controle do diabetes está intimamente ligado a uma dieta alimentar balanceada.  A dieta deve ser preferencialmente individualizada, mas podemos exemplificar uma sugestão de um cardápio simples, lembrando sempre que outras quantidades e possibilidades de outros alimentos devem ser discutidos individualmente com seu médico/nutricionista. Clique na figura abaixo para  salvar e/ou imprimir a sugestão de dieta:

Exemplo de um cardápio simples para diabetes

Outras dicas para manter seu diabetes sob controle:

  • Nem sempre o diabetes é controloado apenas com alimentação

É importante entender que o controle do diabetes depende de uma alimentação saudável, medicação correta, atividade física e apoio emocional. A integração desses elementos é que garante um controle da glicemia.

  • Vale a pena ter o diabetes sob controle

O diabetes é uma doença crônica, isso significa que, na maior parte das vezes, é para a vida toda. A notícia boa é que estudos apontam que seu bom controle pode prevenir, tratar e até evitar complicações.

  • Coma sempre nos mesmos horários

Fazer cinco a seis refeições ao dia e comer sempre nos mesmos horários faz com que a glicemia não tenha picos – hora muito baixa, hora muito alta. Se você come a cada hora, a glicemia pode ficar alta, resultando em hiperglicemia; se fica muito tempo sem comer, pode ter hipoglicemia, que é a queda brusca da glicemia.

  • Seja consistente

Isto significa comer sempre nos mesmos horários e nas mesmas quantidades. Evite, por exemplo, tomar hoje um café da manhã bem reforçado e amanhã não tomar café da manhã.

  • Siga o plano alimentar também nos finais de semana

Temos quatro finais de semana por mês. Se você não prestar atenção no que come nos finais de semana, poderão ser 8-10 dias que você não segue o plano alimentar. Infelizmente, não se pode dar “folgas” ao diabetes nos fins de semanas, sendo importante o controle e cuidado constante.

  • Não existem alimentos proibidos no diabetes

Existem muito mitos em torno do diabetes. Você já deve ter ouvido que manga, caqui e beterraba são proibidos, não é? A verdade é que todos os alimentos podem ser incluídos no plano alimentar, desde que nas quantidades e nos horários corretos.  Aprenda mais sobre mitos e verdades sobre alimentação e diabetes no artigo “Diabetes e alimentação – dúvidas frequentes “.

  • Adoçante são permitidos

Todos os adoçantes são permitidos no Brasil. No entanto quem tem pressão alta deve evitar os edulcorantes, que são á base de ciclamato de sódio e sacarina. Conte as gotas do adoçante; quanto mais adoçante, mais amargo e repugnante fica o alimento!

  • Mexa-se!

A atividade física ajuda no controle da glicemia. Escolha uma que goste de fazer, isso facilitará sua regularidade. Comece aos poucos, chame um amigo para lhe dar ânimo. Não desista, com o tempo você vai se sentir outra pessoa!

  • Meça a glicemia em casa

Medir a glicemia em casa é importante para todos os tipos de diabetes. Será o guia do seu tratamento. Pergunte a seu médico quais dias e horários você deverá medir, anote e leve os dados em sua próxima consulta.

Referência : Baseado em boletim informativo Novo Nordisk