Cirurgia bariátrica – você está preparado?

O que é a cirurgia bariátrica?

É uma cirurgia indicada para a redução do peso de pessoas que apresentam sérios riscos de sáude em consequência do excesso de gordura corporal.

Quando a cirurgia bariátrica é indicada?

Quando há falha no tratamento convencional não invasivo, que são a disciplina alimentar (dieta individualizada), atividade física regular e até o uso de medicamentos anti-obesidade prescritos por médico endocrinologista, realizados de forma regular por no mínimo dois anos de tratamento.

Quem são os candidatos para a cirurgia bariátrica?

  • Pacientes obesos com IMC (ínidice de massa corporal) > 40, ou IMC > 35  desde que possuam doenças comprovadas que são agravadas pela obesidade (ex.: diabetes mellitus, artrose de joelhos, hipertensão arterial não controlada, etc)
  • Pacientes devem ter um risco cirúrgico aceitável e ter consciência de que seu acompanhamento de saúde após a cirurgia é pelo resto de sua vida, devendo comparecer sempre a consultas com endocrinologista, cirurgião, nutricionista, psicólogo, e outros profissionais caso sejam necessários.

Atenção, não cometa este erro!

Pacientes que deliberadamente aumentam de peso com a finalidade de realizar a cirurgia bariátrica, não estão preparados do ponto de vista psicológico (ou psiquiátrico), e comumente apresentam sérios problemas após o procedimento cirúrgico, desde o reganho completo do peso anterior e a outras doenças como depressão, alcoolismo, ou até mesmo o risco do suicídio.

Quais os riscos da cirurgia bariátrica?

Podem ocorrer diversas complicações em decorrência da cirurgia:

  • Desnutrição protêica
  • Anemia por deficiência de ferro, vitaminas e sais minerais
  • Depressão ou alcoolismo devido a privação dos hábitos alimentares anteriores
  • Após o segundo ou terceiro ano do pós-operatório pode ocorrer o reganho completo do peso corporal caso o paciente não tenha consciência de que mesmo após o procedimento cirúrgico, deve fazer seu plano alimentar correto, atividade física e tomar as medicações suplementares necessárias (vitaminas e sais minerais, cálcio, etc) pelo resto da vida

Conclusão

Não há duvida que a cirurgia bariátrica foi um grande avanço da medicina para a melhora da qualidade de vida de pessoas com obesidade, mas ela deve ser indicada e acompanhada por uma equipe de profissionais (endocrinologista, cirurgião, nutricionista e psicólogo) comprometidos no seguimento da sáude destes pacientes. Assim como não existe a “pílula do emagrecimento”, a cirurgia bariátrica não é a “cirurgia do emagrecimento”, ela faz parte de um tratamento que possui seus benefícios e riscos. A cirurgia bariátrica está longe de ser uma cirurgia estética, pessoas obesas com IMC menor que 35, devem preferencialmente fazer um tratamento não invasivo, já tivemos muitos casos de sucesso em nosso consultório e em consultórios de outros colegas. Um dos primeiros pontos que deve ser controlado é o emocional do paciente, tanto para aqueles que precisam se submeter a cirurgia bariátrica, quanto para aqueles que podem emagrecer sem ela.

Referências
(1) Concenso de Cirurgia Bariátrica