De acordo com a Organização Mundial de Saúde - OMS - o resultado do IMC é distribuído nas seguintes categorias:

CALCULE SEU IMC !



IMC (kg/m2) Categoria
< 16,5 Peso severamente abaixo do normal
< 18,5 Peso abaixo do normal
18,5 – 24,99 Normal
25 – 29,99 Pré-obeso
30 – 34,99 Obesidade classe I
35 – 39,99 Obesidade classe II
> 40 Obesidade classe III

O Índice de Massa Corporal (IMC) é um índice simples de peso-por-altura que é comumente utilizado para a classificação de magresa, sobrepeso e obesidade em adultos. Ele é definido como o peso em quilogramas dividido pela altura em metros elevada ao quadrado (kg/m2). Por exemplo, um adulto pesando 75kg e cuja a altura seja 1,70m terá um IMC de 25,95.

    IMC = 75 kg / (1,70 m)2 = 75 / 2,89 = 25,95

IMPORTANTE: este valores não devem ser considerados de maneira absoluta, pois o IMC avalia a gordura corporal total e não leva em consideração a distribuição desta gordura no corpo. Por exemplo, a gordura protuberante localizada na região abdominal, também conhecida como gordura viceral, apresenta uma maior correlação a complicações cardiovasculares e metabólicas, sendo melhor representada pelo valor da circunferência de cintura e pela relação cintura/quadril.

Existem estudos que visam ajustar os pontos de corte das categorias acima de modo a adaptá-las as particularidades da distribuição corporal de indivíduos pertencentes a uma determina população/etnia. (Veja os artigos na OMS para maiores detalhes).

Além disso, existem os atletas, que devido o maior ganho de massa muscular, podem ter IMC elevado e não serem considerados obesos e tão pouco possuirem alterações metabólicas. Portanto, a melhor forma de interpretar os valores do IMC deve ser após consulta e discussão com seu médico. Entenda mais sobre distribuição da massa corporal em nossa página de bioimpedância

Por Dra. Maria Saúde