O que é o teste do Metabolismo em Repouso?

O teste do metabolismo em repouso (ou taxa metabólica em repouso, TMR)  é feito através do método de calorimetria indireta (1), uma das maneiras científicas mais precisas para descobrir se o seu metabolismo é lento, normal ou acelerado comparado a outras pessoas do mesmo sexo, idade, peso e altura que você. Basicamente, este método mede o quanto você consome de oxigênio (O2) e produz de gás carbônico (CO2) durante sua respiração, e quantifica com precisão quantas calorias você queima todo dia simplesmente para manter suas atividades vitais, tais como respiração, pulsação, controle de temperatura e etc.

Porque é importante saber o metabolismo em repouso?

Gasto Energético em Repouso

Pensando em balanço energético, o metabolismo em repouso  corresponde a queima de até 75% do que você consome diariamente. Os outros  25%  restantes são gastos para a digestão dos alimentos e as atividades do seu dia a dia , incluindo exercícios físicos. Ou seja, quem queima a maior parte da energia dos alimentos que ingerimos são os órgãos (fígado, coração, rins, cérebro, pulmão, etc) e os músculos.  Então se o metabolismo em repouso diminui por alguma razão, e a ingestão de calorias não muda, é quase certo que iremos engordar, ou seja, vamos armazenar a energia não consumida em células adiposas (células de “gordura”).

Medir o metabolismo em repouso auxilia o endocrinologista e o nutricionista em diversos aspectos: na prescrição precisa de dietas, na investigação de alterações metabólicas e na avaliação e evolução de condutas, tanto médicas quanto nutricionais.

Vamos dar um exemplo simples de sua importância: digamos que uma pessoa querendo emagrecer tenha sua taxa metabólica em repouso real de 1300 kcal/dia e gaste mais 390 kcal/dia (30% da TMR) para suas atividades do dia a dia, totalizando 1690 kcal/dia. Se o seu nutricionista estimar através de fórmulas matemáticas que seu metabolismo é 1600 kcal/dia e as atividades físicas são 480 kcal/dia (30% da TMR), totalizando 2080 kcal/dia, imagine o que  aconteceria se lhe receita-se uma dieta de 1800 kcal/dia? Essa pessoa iria engordar, porque o consumo de calorias seria maior que seu gasto real (1690 kcal/dia). E o contrário poderia acontecer, uma estimativa errada para baixo poderia fazer a pessoa emagrecer em demasia. As fórmulas utilizadas para estimar a taxa metabólica em repouso nem sempre funcionam bem para todas as pessoas, além de não preverem situações especiais como hipotireoidismo, hipertireoidismo, outros desbalanceamentos hormonais e genética diferenciada.

O par perfeito

Juntamente com a análise de composição corporal, por exemplo através do teste de bioimpedância, a medida do metabolismo em repouso forma o par perfeito para quem busca uma perda de peso ou ganho de massa muscular saudável.  Você e seu médico/nutricionista podem acompanhar precisamente os seus resultados e podem corrigir a conduta ao longo do percurso.

A ideia básica através destes testes são acompanhar: a diminuição da massa gorda, a manutenção (ou aumento) da massa magra e a preservação (ou aumento ) do metabolismo em repouso. Ou seja, a garantia da perda permanente da gordura, uma vez garantida a reeducação alimentar, a preservação do metabolismo e o equilíbrio emocional do indivíduo, a união da razão (ciência) com o coração (força de vontade de mudar).

Porque é importante medir a produção de gás carbônico?

Nem todos os equipamentos do mercado tem esta característica que o nosso possui, medir a produção de gás carbônico. Com as medidas do volume produzido de CO2 e do volume consumido de O2 por minuto,  calculamos o chamado coeficiente respiratório em repouso, RQ (RQ = VCO2/VO2). Nas situações  de repouso absoluto, este valor revela que tipo preponderante de nutriente (não proteico) está sendo consumido em nível mitocondrial (no núcleo celular). Isto é uma ferramenta valiosíssima para se verificar a porcentagem de carboidratos e gorduras que o indivíduo está consumindo por dia e balancear melhor sua dieta ou investigar algum distúrbio metabólico que está impedindo que a pessoa perca gordura. Por exemplo, para RQ > 1, pode indicar que a pessoa está em estado de lipogênese, que é a produção elevada de gordura e ácidos graxos devido a desbalanço nutricional (consumo elevado de carboidratos), hormonal ou fatores genéticos.

Como é feito o teste?

O exame de metabolismo em repouso através da calorimetria indireta é totalmente indolor e rápido ( de 20 a 30 minutos aproximadamente), mas assim como outros exames biológicos requer algumas preparações da pessoa antes de se submeter ao teste:

  • Faça jejum de alimentos e bebidas nas 4 horas que antecedem o horário do exame.
  • Não consuma bebidas alcoólicas um dia antes do exame.
  • Evite o consumo excessivo de alimentos ricos em cafeína (chocolates, chás escuros e café) nos dois dias que antecedem o exame.
  • No dia anterior ao exame não realize atividade física intensa e não tome sauna.
  • Não estar gripado no dia teste
  • Não estar febril no dia do teste

Quem pode fazer o teste?

  • Qualquer pessoa, independente de sexo e idade
  • Não há contraindicação desde que respeitadas as condições para a realização do teste.

 

Na hora do exame

Medindo o metabolismo em repouso

Medindo o gasto total de calorias em repouso. O resultado é importantíssimo para se prescrever dietas individualizadas.

  • O paciente deve estar deitado confortavelmente na posição de supino ou levemente inclinado,   tranquilo e sem se movimentar
  • Será colocada uma máscara de neoprene com um tubo sensor (que é considerada o mais confortável para a maioria das pessoas), através da qual a pessoa pode respirar normalmente pelo nariz, onde é coletada uma pequena amostra de oxigênio e gás carbônico da respiração para a análise em tempo real do equipamento de calorimetria indireta.
  • Caso a máscara de neoprene cause algum desconforto, ela poderá ser substituída por um bocal, sendo que a respiração será pela boca e não mais pelo nariz
  • O paciente não deve dormir durante o exame, tentar falar ou se movimentar, mas caso algo esteja o incomodando (vontade de espirrar, coceira, etc) , ele pode pedir para interromper e logo em seguida se reinicia a medição

 

Veja um exemplo de um resultado do teste de metabolismo em repouso feito em nosso consultório no link: TMB_exemplo

Caso esteja interessado, tenha dúvidas ou queira saber mais sobre este teste entre em contado.

[1] Calorimetria Indireta – J.R.C. Diener – Associação Médica Brasileira