Se você quer emagrecer com mais eficiência, e com menos chance de voltar a engordar logo em seguida, fique atento ao seu metabolismo, pois o bom funcionamento do organismo é fundamental neste processo.
De uma maneira muito simplória, o metabolismo é a transformação das calorias em energia usada para nos manter vivos e executar as tarefas do dia a dia. Ele depende fortemente de fatores genéticos mas também de fatores ambientais, incluindo a alimentação, sono, hidratação e o ganho de massa muscular. Com relação a genética não podemos fazer nada, porém podemos trabalhar os outros fatores para aumentarmos o metabolismo. (Saiba mais sobre como se mede o metabolismo aqui).
1) Beber água
A boa hidratação ajuda no equilíbrio das células, suas membranas e organelas, onde o metabolismo acontece. Além disso contribui para o bom funcionamento do intestino, onde os nutrientes dos alimentos são absorvidos e transportados para a corrente sanguínea para nutrir o corpo todo. Ou seja, a falta de água prejudica o metabolismo na sua essência. Não espere a sede, beba água!
2) Usar os alimentos termogênicos com moderação
Alguns alimentos ajudam a acelerar o metabolismo, melhorando vascularização e dando disposição. São eles: chá verde, pimenta, canela, café e banchá. Mas cuidado, consumir estes alimentos em excesso pode prejudicar o sono, que não é interessante.
3) Dormir melhor / Higiene do sono
Uma noite mal dormida deixa seu metabolismo mais lento, além de dificultar o processo de emagrecimento. Consuma alimentos ricos em triptofano que ajudam a melhorar a qualidade do sono. Alguns deles são: peixes, aveia, amêndoas, queijos magros, leite e iogurtes desnatados, sementes de girassol e ovos orgânicos. A última refeição do dia deve ser bem leve, e não muito tarde nem próxima da hora de dormir.
4) Consumir alimentos fibrosos
As verduras e legumes, tais como vagem, abobrinha, brócolis e rúcula, são alimentos de baixa caloria e tem poder de aumentar o efeito térmico dos alimentos e otimizar a digestão. Além da saciedade, eles auxiliam o aceleramento do metabolismo.
5) Tenha um hobbie
Saia da rotina e faça atividades que goste bastante. É uma ótima maneira de escapar dos pensamentos ruins e manter a motivação.
6) Faça exercícios diários
Pratique atividades físicas, elas são fundamentais para promover condicionamento, aumentar a longevidade e diminuir o estresse. Para se tornar rotina, procure alguma atividade que se identifique e lembre-se o importante é manter frequência. Para o grupo dos sedentários um bom começo é trocar elevadores por escadas, deixar a preguiça de lado ir caminhando em lugares próximos.
7) Fracionamento
Distribua melhor as refeições ao longo do dia. Tente se alimentar a cada três horas para evitar redução do metabolismo e sobrecarga em determinadas refeições, principalmente, à noite.
8) Evite refrigerantes!
O consumo de refrigerantes normais está relacionado ao desenvolvimento do diabetes e obesidade e os diet, light e zero causa piora do funcionamento dos rins e são riquíssimos em fatores antinutricionais que deixam o metabolismo lento.
9) Consuma frutas
A dica é comê-las junto aos lanches intermediários ou como entrada no almoço ou jantar. Com isso você estimula mais a mastigação e acaba comendo menos quando chegar na parte quente! As frutas são riquíssimas em antioxidante que otimiza o metabolismo.
10) Pare de fumar! Urgente!
Procure informação e ajuda para parar de fumar. O cigarro é fator de risco para inúmeras doenças e sobrecarrega muito o aparelho pulmonar e o sistema circulatório, além de diminuir a percepção do paladar e prejudicar o bom funcionamento do metabolismo.
11) Doces
Evite comer com frequência. Permita-se comer um doce de vez em quando, mas prefira os doces de frutas ou chocolate 70% cacau para garantir saudabilidade.
12) Inclua salada no seu dia a dia
Pessoas que iniciam sua refeição pela salada, comem 15% a menos do que se fosse direto ao prato princinal. Mas Cuidado com molhos, alguns deles agredam óleos, creme de leite e muito sal. No final das contas acabam sendo pesados e calóricos. Opte por pimenta, limão, folhas de manjericão ou Orégano, ajudam a realçar o sabor e facilitar a digestão.
13) Tome café da manhã
O café da manhã é uma das refeições mais importantes do nosso dia, pois é a primeira após 8 a 10 horas de jejum. Além de trazer saúde, você terá mais disposição e concentração para fazer trabalhar, estudar e praticar atividade física.
14) Mastigue bem os alimentos.
A boa digestão começa pela boca.Quando mastigamos pouco, a digestão fica incompleta e acabamos comendo mais. Quando mastigamos bem os nutrientes ficam mais biodisponíveis (fácil absorção) e o corpo trabalha melhor.
15) Coma com prazer.
Descubra o prazer em alimentos mais saudáveis. O Metabolismo acelera se consumimos alimentos saudáveis com frequência. Para isso procure comer alimentos que lhe dão sabor e prazer e que contemple qualidade e variedade.