Obesidade e alimentação – dieta saudável

Neste pequeno artigo você vera uma sugestão de dieta saudável para quem quer e precisa emagrecer e algumas dicas para atingir um peso saudável. Clique na figura abaixo para salvar e imprimir a dieta, mas lembre-se este é apenas uma sugestão de cardápio. As quantidades e possibilidades de outros alimentos devem ser discutidos individualmente com seu médico/nutricionista.

Dica de dieta para obter um peso saudável

Dieta elementar para perda de peso

Dicas para atingir um peso saudável:

  • Confira seu IMC – índice de massa corporal

Talvez um dos  primeiros passos seja verificar seu IMC,  saber quão longe você está do peso ideal. Mas lembre-se, o IMC é um índice de referência que somente após a consulta com seu médico pode ser melhor avaliado.  Leia o artigo sobre Índice de massa corporal – IMC para entender melhor o que ele representa.

  • Estabeleça uma meta realista

Estudos apontam que uma redução de 5% a 10 % do peso, no prazo de seis meses, já é suficiente para controle ou prevenção de algumas doenças, como diabetes e dislipidemia.

  • Tenha um aliado

Escholha um amigo ou parente próximo, alguém em quem você confie e que possa ajudá-lo nos momentos em que estiver desanimado ou querendo ceder as tentações

  • Alimentação saudável começa com uma compra de supermercado saudável

Faça uma faxinha nos armários, deixando apenas o que é saudável. Vá ao supermercado e compre apenas os alimentos saudáveis que precisa ingerir (leia o artigo sobre a Nova Pirâmide Alimentar como orientação !). Evite ir ao supermercado com fome, isto pode levar você ao descontrole e compras de guloseimas ou alimentos em excesso.

  • Concentre-se em seu comportamento, não apenas em seu peso

Seu peso vai diminuir, mas cada um tem um metabolismo, um tempo diferente. Muitas vezes você realizará várias mudanças,  e ainda assim, o peso não diminuirá como você gostaria, mas seja persistente. Lembre-se que “a persistência se paga” ao longo do tempo.

  • Respeite os horários de refeições

Comer mais vezes ao dia aumenta o metabolismo, o que pode ajudar no seu emagrecimento. Além disse evita a fome exagerada de refeições muito espaçadas.

  • Mastigue bem os alimentos e saborei-os

Além de perceber melhor o sabor dos alimentos, mastigar bastante ajuda a ter a sensação de saciedade mais rápido. Solte o garfo na mesa e mastigue. Evite assistir televisão enquanto come, relaxe e saborei sua refeição.

  • Distraia o seu estomago – faça atividades nos horários em que tiver mais vontadade de “beliscar”

Identifique qual o horário em você tem mais vontade de “beliscar” e procure fazer outras atividades, como ler, tomar banho, caminhar, conversar ao telefone, arrumar armários, etc.

  • Siga o plano alimentar também nos finais de semana

Temos quatro finais de semana ao mês. Se você não prestar atenção no que come nos finais de semana, poderão ser 8-10 dias que voce não segue o plano alimentar, prejudicando o seu emagrecimento.

  • Mexa-se!

Escolha uma ativida física que goste de fazer, isso facilitará sua regularidade. Há uma lista de opções enorme: caminhada, bicleta,  corrida, natação, hidroginástica, dança de salão, etc. Tente também parar o carro em um estacionamento mais distante; prefira a escada ao elevador e use menos o carro.